Aquela dica para quem tem fórum em phpBB

Aquela dica para quem tem fórum em phpBB

Eu não sou desenvolvedor. Eu não estudei para isso. Eu não sei muita coisa disso. Mas eu arranho bastante no meu “fuçar” pela internet, muito por conta do site REVIL, comunidade que eu fundei em 1999. Nesses mais de 21 anos de história (22, em outubro) tive que aprender a me virar em diversas situações. Entre códigos e quebra-cabeças difíceis de encaixar, quase sempre eu tive o “socorro” do Google.

Só que não basta buscar na web qualquer solução para qualquer problema. A SUA solução nem sempre está onde você precisa e, daí, é preciso caçar as mais relevantes, testar e, algumas vezes, experimentar uma dezena de vezes até acertar. Isso acontece, por exemplo, quando lido com soluções criadas para o ambiente da rede. Fóruns em phpBB são uma dessas “facilidades” não tão “fáceis” assim. Eu explico…

Recentemente precisei mudar algumas configurações do servidor que hospeda o Fórum REVIL, uma extensão do site REVIL, com o pessoal da E-Consulters. Houve uma migração de todo conteúdo de um painel para outro. Por conta disso, a máquina que nos mantém foi formatada e o material restaurado. Só que após esse procedimento – algo relativamente simples que eu nem tive que me envolver – veio a dor de cabeça. Um erro chato começou a aparecer: HTTP ERROR 500.

Essa “falha” acontecia sempre que eu tentava fazer o login no Fórum. O suporte da E-Consulters disse ter levado uma surra para tentar resolver a questão, mas nem mesmo eles conseguiram entender como algo funcionava em um ambiente e no outro, sem alterações significativas (apenas com um transporte), não. Foi aí que eles me mandaram as mensagens de erro do servidor, que envolviam o caminho “phpbb/auth/provider/db.php on line 179“.

Pesquisando na internet, descobri que essa patifaria estava relacionada a uma extensão instalada no Fórum, o One All Social Login – soube por meio deste link. Só que a solução apresentada no tópico não me ajudou, nem sequer o meu serviço de hospedagem que não tem experiência na plataforma phpBB. Busquei mais algumas vezes no Google – como eu disse antes, com uma dezena de testes envolvidos – até direcionar as minhas forças no óbvio: que era um problema “ligado” ao banco de dados.

Sei que toda essa linguagem pode não estar sendo compreendida pelos leitores que chegaram até a este texto, mas tenho quase certeza que essa solução poderá ajudar quem também estiver perdido nesse caos que eu me envolvi com o phpBB. O erro mencionado, HTTP ERROR 500, além de não me permitir acessar o fórum como usuário comum, também me barrou no ACP, que é o administrativo do fórum. Já sabendo que o problema estava na extensão e que gerava um conflito com o banco de dados, busquei como desabilitar uma extensão do phpBB sem acessar o ACP. E eu encontrei o seguinte caminho (via phpBB Community):

  • 1º Acesse o banco de dados phpMyAdmin;
  • 2º Entre no seu banco e encontre a tabela com o prefixo “phpbb_ext“;
  • 3º Localize a extensão que vem gerando problema, clique sobre ela e modifique o “ext_axtive” para o valor de 0 (zero);
  • 4º Feito isso, é só acessar o seu FTP ou gerenciador de arquivos do servidor e deletar todos os conteúdos (com exceção dos arquivos “index” ou “.htaccess“) que estiverem na pasta “CACHE“, localizada na raiz de onde o seu fórum está instalado.

Funcionou para mim. A extensão problemática, One All Social Login, foi desabilitada e eu pude acessar novamente o ACP, de onde eu DELETEI a extensão para não correr mais nenhum risco.

É isso. Compartilhei a dica por que vai que ajuda a outro coleguinha, não é mesmo?

Compartilhe