O fim de 2019 e como a vida continua em 2020

O fim de 2019 e como a vida continua em 2020

Feliz 2020, pessoas. O ano começou já fazem alguns dias (tá, isso é meio óbvio) e a vida segue em uma velocidade assustadora. Digo isso por que o mês de janeiro está quase no meio e em um piscar de olhos podemos voltar para aquele período de festas mais intenso em família – o que eu não acho nada ruim. Para este novo ano, eu decidi mudar algumas coisas na vida e uma delas envolve publicar mais o que eu faço neste meu ambiente virtual. É uma espécie de semanário que eu pretendo manter do que passou ou o que eu pretendo fazer daqui pra frente, assim como esse também é um espaço para eu mesmo expor certos pensamentos.

Sobre 2019… QUE ANO FOI ESSE, GENTE? Para o jornalismo, cheio de bombas – inclusive a atômica que tá lá em cima em Brasília (nem preciso citar nome). Já na vida, repito: QUE ANO FOI ESSE? Entre outras coisas, tive o prazer de ser pai mais uma vez, adotei um cão, mudei de casa e trabalhei pra caramba!

Na vida real, sou editor da RIC Record TV, afiliada da Record TV. Também sou diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR). Na vida virtual, mantenho o REVIL, disponibilizo os vídeos do RIC Rural no YouTube e disparo o e-mail marketing do programa. Ainda nas redes, eventualmente faço uma gracinha ou outra como postar receitas e me aventurar como youtuber. Tudo isso eu considero “trabalho” que eu fiz em 2019 e devo continuar fazendo em 2020. E já falando deste novo ano, eu me prometi ser um cadinho mais do que eu já fui. Sendo assim, pretendo, ao menos:

  • Fazer mais vídeos para internet;
  • Ser mais como editor da RIC Record TV;
  • Ser mais para o coletivo do Sindijor Norte PR;
  • Ser mais como administrador do REVIL;
  • Ser mais para a família;
  • Cuidar mais da saúde – isso inclui fazer academia ou se exercitar (sem furar);
  • Fazer as tatuagens que me propus (nacionalidades, filhas e esposa);
  • Ter mais paz de espírito com a gratidão por ter conquistado a vida que tenho.

Os primeiros dias de 2020 não foram tão interessantes como eu gostaria. Esposa e filhas viajaram – por que o papai aqui teve que ficar trabalhando para o coletivo, que é o Sindijor Norte PR. Falando nisso, passei um tempo me dedicando exclusivamente ao Sindicato. Mexi no site da iniciativa – retirei alguns excessos, facilitei que outras informações fossem encontradas, melhorei as postagens (otimizando para mecanismos de buscas), criei rotina de publicação de conteúdos (próprios ou de sindicatos e entidades parceiras, assim como a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj) e fiz o hotsite do 1º Prêmio Pé Vermelho de Reportagem.

Ainda sobre o Sindijor Norte PR, posso dizer que encerro o meu período de dedicação exclusiva de cabeça erguida por ter regularizado a filiação de alguns colegas de Maringá e por poder contar com a colaboração de outros, que além de engrossar o coletivo também estão pedindo a carteirinha da Fenaj – documento profissional que carrega informações pessoais e que vale como identidade por lei Federal. Até eu entrei nessa, depois de mais de dez anos de formação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Finalmente com a carteirinha da Fenaj. #fenaj #jornalista #jornalismo #profissão

Uma publicação compartilhada por Ricardo Andretto (@ricardoandretto) em

E fechando com chave de ouro toda essa passagem pelo Sindijor Norte PR, tem algumas parcerias/convênios que consegui firmar na cidade – há mais em negociação. Saio de dedicação exclusiva e volto para RIC Record TV, mas sempre de olho no respeito da relação de trabalho entre empresas e profissionais jornalistas.

Já virando a página, falando do meu trabalho como editor em TV, posso dizer que é como se eu estivesse em uma família. Ali, todos se ajudam e querem ver as iniciativas desenvolvidas na emissora crescerem. Alguns até brincam que é a nossa segunda casa – e de fato é, pois passamos parte do dia entre amigos e colegas. Espero poder voltar com esse clima, pois quem me conhece sabe o quanto eu me dedico a projetos ou iniciativas em que eu me envolvo.

Que siga a vida…


Publicações na internet (entre 1º e 11 de janeiro):

REVIL

RIC Rural

Sindijor Norte PR

Compartilhe