Jornalista 🗞️, especialista em Mídias Digitais, diretor sindical no Sindijor Norte PR e fundador do REVIL. Casado com a arquiteta @erikaandretto, é pai da Lívia, da Lara, do Oliver e tem uma cachorra com nome de gente, Aninha 🐾.


Um pouco da Chapa 1 – Eleições do Sindijor Norte PR – Gestão 2023/2026

Sou um dos integrantes da Chapa 1, inscrita na eleição do Sistema Diretivo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR). A eleição será realizada nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023. Vou listar a seguir todos os candidatos do grupo e que desejam representar os jornalistas na Gestão 2023/2026:

Diretoria administrativa

Presidente, AYOUB HANNA AYOUB

É jornalista formado em 1979 pela Cásper Líbero, com mestrado em Ciências Sociais pela UEL e doutorado em geografia. Já trabalhou em assessoria de imprensa, jornal, revista, rádio e televisão. Trabalha na UEL desde 1986, como docente do curso de Jornalismo. Participou da fundação do Sindijor Norte PR, em 1987, de várias diretorias e esteve três vezes na presidência.


Secretário Geral, RICARDO ANDRETTO FONSECA

É formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no Cesumar (UniCesumar), onde também obteve o título de especialista em Mídias Digitais. É editor da RICtv em Maringá. Foi o responsável por construir o site do Sindijor Norte PR na gestão 2017/20. Durante a gestão 2020/23, exerce a função de secretário de imprensa e acumula a secretaria geral (por atribuição de diretoria).


Secretário de Finanças, MOACIR FERRI

Bacharel em Administração, pós-graduado em Marketing e Propaganda e em Gestão Pública pela UEL. Trabalhou 15 anos na Folha de Londrina, no Departamento de Marketing e Propaganda. Desde 1995 atua na Assessoria de Comunicação Social da UEL como diagramador. Foi Secretário de Finanças por três gestões do Sindijor Norte PR.


Secretário de Imprensa, MATHEUS GOMES DE OLIVEIRA

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá, mestrando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e assessor de imprensa no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (SISMMAR).


Secretário de Fiscalização e Exercício Profissional, WILLIAN CASAGRANDE FUSARO

É jornalista, especialista em Comunicação Popular e Comunitária e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É editor na Agência UEL de Notícias. Fez parte das últimas duas diretorias, de 2017 a 2020 como suplente, e de 2020 a 2023 como Secretário de Fiscalização e Exercício Profissional.


Secretária de Educação, VALDETE DA GRAÇA

É jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de telejornalismo e radiojornalismo, coordena uma agência de notícias e produção de documentários nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda na Faculdade Maringá.


Secretária de Cultura e Eventos, KRISTHIANNE HILD NAMI SCHORNOBAY

É jornalista formada pela UEPG desde 1998. Sempre trabalhou em televisão. Foi repórter, editora e produtora em várias cidades do Estado. Deu aulas de Telejornalismo da UEPG por dois anos, mesma cidade onde fez parte da Delegacia do Sindicato Paranaense dos Jornalistas. Mora em Maringá há 14 anos e hoje faz parte de uma equipe que decidiu fazer jornalismo independente na internet.


Secretária de Saúde e Condições de Trabalho, ANA CAROLINA CORSO CONTATO

É formada em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, onde também obteve o título de mestra em Comunicação. É repórter na RICtv Record Londrina.


Secretária de Assuntos Jurídicos, CECÍLIA MARIA CARDOSO FRANÇA

Jornalista formada pela UEL desde 2005. Construiu sua carreira em jornal impresso, inicialmente na Tribuna do Norte (Apucarana-PR), passando pela Folha de Londrina. Há 5 anos abraçou o jornalismo independente. É uma das fundadoras da Rede Lume de Jornalistas, site voltado para a defesa dos Direitos Humanos. Vê a luta sindical como indispensável para a manutenção e a extensão dos direitos dos trabalhadores.

Diretoria adjunta

REINALDO CÉSAR ZANARDI

Jornalista desde 1993, foi freelancer do jornal Folha de Londrina e trabalhou na Rádio Tabajara. Foi repórter da Agência UEL de Notícias. Atuou como jornalista do n.com da Prefeitura de Londrina. É doutor em Estudos da Linguagem pela UEL, professor de jornalismo desde 2000. Atuou na Unopar como professor e coordenador do curso de Jornalismo. É professor da UEL, desde abril de 2017. Nas duas últimas diretorias do Sindijor Norte PR, foi membro do Conselho Fiscal.


JOSÉ ADALBERTO MASCHIO

Repórter autônomo, porque isso de freelancer é anglicismo desnecessário e colonizador. É escritor e ativista social. Ex-Folha de S. Paulo. Fez parte do Conselho de Ética da gestão 2017/20 do Sindijor Norte PR e é o atual presidente da gestão 2020/23.


SIMONI DE CASSIA SARIS

Formada em Jornalismo pela UEL em 1993. Em mais de 25 anos de profissão, sempre trabalhou com jornalismo impresso. Passou pelo semanário Mais Londrina, atuou por 15 anos na redação do extinto Jornal de Londrina, onde foi repórter e editora. Desde 2016 está na reportagem da Folha de Londrina.


ALTAIR JOSÉ DE SOUSA

Repórter cinematográfico há mais de 35 anos. Trabalha na Rede Massa de Londrina há mais de 17 anos. Também faz freelancers de eventos esportivos como futebol, corridas e outros. Faz parte do sindicato dos jornalistas praticamente desde o início da carreira.


ALCEU FRANCO DO NASCIMENTO

Começou a trajetória no jornalismo como repórter cinematográfico em 1987 na rede de transmissão Tibagi, posteriormente passando pela TV Independência. Em 1997, ingressou na TV Coroados (RPC TV) no qual permanece até hoje.

Conselho fiscal

Efetivos

NELSON JOSÉ BORTOLIN

É jornalista formado pela UEL, com especialização em Finanças para Jornalistas. Foi repórter e editor do Jornal de Londrina e repórter da Folha de Londrina. Atualmente é repórter da Revista Carga Pesada e da Rede Lume de Jornalistas.


VITOR ALEXANDRE KENJI OGAWA

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, onde também obteve o título de especialista em Administração de Marketing e Propaganda. Foi repórter do jornal Folha de Londrina e pauteiro e editor na RPC, em Londrina (PR) e teve passagens pela Folha de S.Paulo e jornal A Cidade, de Ribeirão Preto (SP). Trabalhou como jornalista no International Press, em Tóquio, no Japão, onde foi membro da Foreign Sportswriters Association of Japan (FSAJ).


FÁBIO EDUARDO GALIOTTO

É assessor de imprensa, formado em comunicação social com habilitação em jornalismo pela UEL e tem 43 anos. Trabalhou 15 anos em redações de jornais e já foi vice-presidente do Sindijor Norte PR.

Suplente

LUCAS MONTEIRO PULLIN

Formado em jornalismo, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e Ciência Política pela UFRGS. Mestre em História pela UNICENTRO de Irati. Atou por 15 anos na imprensa londrinense como repórter, produtor e coordenador de jornalismo em emissoras de rádio e TV. Atualmente trabalha como produtor audiovisual e professor de Comunicação da UNICENTRO em Guarapuava.


O Sindijor Norte PR também terá eleição para a Comissão de Ética. Foram registradas e homologadas cinco candidaturas:

ANDREA NOVARA MONCLAR

Jornalista formada pela UEL. Já atuou como repórter, produtora e editora nos veículos: Tribuna do Norte de Apucarana, Jornal de Londrina, TV Cultura Maringá (RPC), Globo Oeste Paulista, TV Coroados Londrina (RPC). Hoje atua em assessoria de imprensa, sendo proprietária da Alea Comunicação. Participa do Sindijor Norte PR desde a sua formação e já atuou nas funções de tesoureira, secretária, conselhos e comissão de ética.


ÉRIKA PATRÍCIA DE FÁTIMA PELEGRINO AMIM

Formada em Jornalismo pela UEL e especialista em Comunicação Popular e Comunitária. Foi diretora do Sindijor Norte PR em quatro gestões, entre 1998 e 2020. Atuou como repórter na Folha de Londrina, Jornal de Londrina, Tribuna do Norte, Correio Londrinense, Jornal da Cidade (Bauru), pauteira na CNT, assessora de comunicação DRZ, CRESS-PR, participou da produção de revistas Unimed e Sicoob-PR e da assessoria de comunicação para o mandato Lenir de Assis (PT). Também foi docente na UNOPAR (2006-2008).


LUIS FERNANDO WILTENBURG SANTOS

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina em 2003, atua no jornalismo diário desde 2005. Tem passagens por jornais impressos em Santa Cruz do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, no interior paulista. Trabalha na Folha de Londrina desde 2013, com atuação nas editorias de política e economia e, atualmente, atua nos portais digitais da empresa. Foi diretor do Sindijor Norte PR em outras duas gestões e representou a entidade no Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, também por duas gestões.


MANUEL MESSIAS MENDES ALMEIDA

Entrou no jornalismo por meio de uma contratação como office-boy na redação da Folha do Norte do Paraná, onde começou a batucar nas teclas de uma máquina de escrever Remington. Seus primeiros textos foram na área de esportes, depois seguiu com outras notícias. Já trabalhou na sucursal de Maringá da Folha de Londrina, no O Jornal de Maringá, foi editor e repórter das TVs Cultura de Maringá (hoje RPC) e Tibagi (Grupo Paulo Pimentel) e passou por rádios. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, que hoje é conhecido também como Sindijor Norte PR.


RAQUEL BERNARDETE DE CARVALHO

Formada em Jornalismo pela UEL e especialista em Comunicação Popular e Comunitária. Participou da criação do Sindijor Norte PR, do qual foi presidenta por duas gestões e diretora em vários mandatos.


Para as eleições, haverá mesa fixa coletora de votos, na sede do Sindicato em Londrina (Rua Paulo Kawassaki, 36, Jardim Dom Bosco, CEP: 86060-290), e urnas itinerantes percorrendo as redações em Londrina e Maringá.

O direito ao voto poderá ser exercido de acordo com o artigo 60 do Estatuto da entidade, das 9 às 21 horas (nos dias 20 e 21 de setembro) e das 9 às 19 horas (no dia 22 de setembro).

Foto/destaque de Arnaud Jaegers via Unsplash

Publicado em


Comentários

2 respostas para “Um pouco da Chapa 1 – Eleições do Sindijor Norte PR – Gestão 2023/2026”

  1. Avatar de Alceu Franco do Nascimento
    Alceu Franco do Nascimento

    Obrigado por fazer parte Chapa Sindicato ,
    Tô aqui para colaborar Grupo ajudar que for preciso tms juntos valeu obrigado 👍

  2. Avatar de Alceu Franco do Nascimento

    Olá obrigado por fazer parte ,do grupo sindicato mais uma chapa ,espero colaborar o grupo tms juntos valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *