Jornalista 🗞️, especialista em Mídias Digitais, diretor sindical no Sindijor Norte PR e fundador do REVIL. Casado com a arquiteta @erikaandretto, é pai da Lívia, da Lara, do Oliver e tem uma cachorra com nome de gente, Aninha 🐾.


Dano do bem?

“Não vamos manchar nossa universidade. Manter o que é nosso limpo!
É sério coleguinhas a contaminação é de 100% pa vcs usuários tanto p/ quem limpa. Vamos manter limpos como sua casa. Limpeza nunca fez mal.
⬆️
ATENÇÃO”

Dano registrado em porta de banheiro da UEM

A mensagem está presente em um banheiro da UEM. Tal como é ruim manchar a universidade emporcalhando o ambiente, a mesma instituição é manchada quando há danos no patrimônio público.

Por mais que a intenção tenha sido boa, a atitude é ruim. Não existe “dano do bem”. Um dano é um dano, oras. Os dicionários têm lá seus significados para isso. Dano é um prejuízo, uma ruína, um estrago e tem mais.

Socialmente, não é algo que deva ser aceitável, vejo eu, mas a depender da mancha no banheiro, vejo que muitos vão considerar a mensagem necessária. É um alerta, como qualquer outro. Mas um dano não pode justificar outro.

Certamente há quem já tenha ouvido por aí aquele ditado popular “educação vem de casa”. Talvez daí tenha vindo a inspiração do homem que danificou a porta da UEM. Não sei como é a “casa” do cidadão, mas educação ele não teve. Daí fica difícil para alguém que passe ali respeitar o pedido só pela leitura da porta.

Mas eu li a porta. Fiz o registro. E respeito o banheiro da UEM. O resto é história que quis contar.

Texto e foto compartilhados inicialmente no Instagram @ricardoandretto

Publicado em


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *